sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ponte do Juruá - Falta pouco para sonho do povo virar realidade

ponte_1_capaO brilho nos olhos da população de Cruzeiro do Sul é visível ao visitar o porto da cidade e ver a ponte sobre o Rio Juruá que entra na última fase de conclusão. Conversando com as pessoas no local da construção, é comum se ouvir a expressão "é uma grande obra!". Tanta admiração é, na verdade, a expressão de um sentimento de satisfação para o cruzeirense que espera com muita expectativa a inauguração do maior feito do Governo do Estado do Acre, em termos de arquitetura, na segunda maior cidade acreana.

Ainda parece um sonho para quem vive em uma região tão isolada dos grandes centros de desenvolvimento, em ver o magnífico e mais recente cartão postal da Amazônia que a cada dia se ergue com a aplicação de palmos de concreto, feita por um exército de homens que labutam para concluir a obra. No passado, tudo já existia, mas apenas nas idéias, pois assim afirmou o extraordinário filósofo Platão: "As coisas antes de se concretizarem, já existem no campo das idéias". É bem verdade, e o conjunto de idéias de um grupo de homens, que imaginam e querem um estado sólido, com cidadãos plenamente realizados e uma sociedade equilibrada, hoje se torna realidade e já reluz no mundo concreto.

Falta pouco, mas muito pouco mesmo, para que tudo isso seja palpável. Para que a população acorde e possa assimilar que não é apenas um sonho, como vimos no olhar das pessoas ansiosas pelo momento de andar por cima e atravessar o caudaloso Juruá com as próprias pernas, ou em um automóvel. Tanta expectativa faz com que quem mora do outro lado do rio conte todos os dias quantos metros faltam para que a parte central da pista alcance as duas laterais.

ponte_catraieiroConversando com um ribeirinho na sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011, o homem até fez seus cálculos para dá suas previsões de quando as três partes da laje estariam unidas."Os trabalhadores concluem cada pedaço de laje em sete dias e agora eles estão iniciando o penúltimo. Então eles levam sete dias para terminar esse e mais sete para fazer o último. Em 14 dias eles emendam a ponte e nós podemos andar de carro por cima" – assegura José Maciel da Silva, como se fosse especialista em engenharia e real sua matemática. Na conversa percebemos que o ribeirinho faz suas previsões diariamente, simplesmente na ansiedade de ver a obra concluída e puder usufruir de seus benefícios.

Tais benefícios são esperados por milhares e milhares de pessoas. Os moradores do Bairro Miritizal, por exemplo, já se preparam para o grito de liberdade que é o que significa para eles a ponte sobre o rio Juruá. Para chegar até o centro da cidade, quem mora no Miritizal depende da catraia. Todos os dias, tem que pagar R$ 2,00 pra ir e dois para voltar. Quem fica doente depende de uma canoa para chegar até uma unidade de saúde mais adequada e os alunos diariamente correm riscos para chegar até a escola.

ponte_casalEram 12 horas, sol a pino, quando encontramos um jovem casal que mora do outro lado do rio, no momento em que pegava o barco para ir almoçar em casa. Perguntamos qual a expectativa do rapaz e da moça pela conclusão da ponte.

“Todos nós estamos com muita ansiedade, principalmente porque esperamos melhorias no Bairro Miritizal que era esquecido pelos governantes e sabemos que vai facilitar muito a nossa vida. Já estamos nos preparando inclusive para comprar uma moto para podermos ir ao trabalho sem ter que depender de catraieiro para atravessar o rio. Além disso, é uma grande obra! Que orgulha a todos que moramos aqui, pela sua beleza” – respondeu o comerciário Josete de Souza Barreto, falando em seu nome e da esposa que pegava à mão para entrar na canoa.

ponte_1_ok1

Realmente, a grandiosidade da ponte que está a poucos passos para cruzar o rio Juruá na porta de entrada da cidade de Cruzeiro do Sul é de impressionar a todos por sua arquitetura moderna, pela beleza e pela estrutura robusta que vai perdurar durante os séculos. Tanto que hoje já é o local mais procurado inclusive por quem visita a cidade. Não há um turista que não leve daqui uma foto tendo a ponte no plano de fundo. Entretanto, existe acima de tudo isso um significado ainda mais relevante. A obra na verdade representa o mais forte elo de ligação desta região tão isolada da Amazônia com o restante do país porque é também uma das últimas etapas da construção da BR 364, rodovia que, definitivamente, vai unir todas as regiões do Estado do Acre.

ponte_4

Desta forma, não apenas o governo tem o papel importante nessa construção. Mas, cada cidadão inserido no contexto atual, que pensa, que sonha com o progresso, deve acreditar que só a ação do homem comprometido com o desenvolvimento, pode transformar a sociedade. Portanto, cada um que tem o privilégio de ser testemunha desse momento histórico para a região do Juruá, tem a responsabilidade de deixar subsídios para que as futuras gerações entendam o sentimento atual de nossa gente e possam, assim, ter inspirações para darem passos mais largos em busca do tão almejado progresso. Com esse propósito, é preciso que tudo seja registrado, o nome de cada operário, de cada engenheiro, a quantidade de vergalhões de ferro, as toneladas de areia, de cimento, cada equipamento usado e toda engenharia aplicada, porque um dia tudo isso será fundamental para que muitos possam compreender como tivemos a capacidade de nos estabelecer em uma região com tantas adversidades.

ponte_2

ponte_3