sábado, 8 de outubro de 2011

Ouça o Bico-de-brasa


Para ser um bom governante é preciso sempre escutar o canto do Bico-de-brasa. O passarinho do bico avermelhado sempre acompanha quem trilha os caminhos da floresta. Em cada região de mata habita uma grande população que recepciona os visitantes com longos assobios.

Fiiii, fiiii, fiiii, fi, fiuuuuuuu....! Ecoa artisticamente o anfitrião suplicando proteção para seu habitat, toda vez que ver passar o ser todo poderoso. No entanto, é preciso ter sensibilidade para se emocionar com a calorosa recepção e entender a súplica do cantador.

Assim também acontece em cada comunidade. Sempre tem alguém com o bico ardendo para pedir socorro. Infelizmente, muitos passam sempre às pressas e não conseguem ouvir o grito que vem da floresta.

Voz da comunidade


Nesta sexta-feira, 07 de outubro, em visita à comunidade Belo Jardim, na Vila Assis Brasil, ouvimos um apelo dos pais das crianças que frequentam a escola 17 de Novembro. Eles oram para que o prefeito Vagner Sales retorne ao local para honrar um compromisso firmado com a população.

De acordo com as famílias, o gestor do município de Cruzeiro do Sul prometeu há dois anos que seria construído um poço artesiano para atender as necessidades dos alunos e até essa data a promessa ainda não saiu da palavra. Os pais denunciam que a água oriunda de uma cacimba que abastece a unidade de ensino não é adequada para o consumo.

As mães dos alunos acreditam que muitos problemas de saúde enfrentados pelos filhos com freqüência, são provocados pela água que consomem na escola. Essa suspeita se dá pelo fato de que, a cacimba de onde se usa a água para fazer a merenda, beber e atender todas as outras necessidades da comunidade escolar, fica abaixo de uma fossa, a uma distância de menos de 30 metros.

Segundo os moradores do Belo Jardim, depois da promessa do prefeito, já não se contam às vezes em que apareceram na comunidade técnicos da Prefeitura para analisar o terreno e até já marcaram o local em que o poço será perfurado. No entanto ficou apenas na marcação.