quinta-feira, 19 de abril de 2012

Briga em presídio de Cruzeiro do Sul deixa três detentos em estado graveBriga em presídio de Cruzeiro do Sul deixa três detentos em estado grave


A confusão aconteceu no início da manhã de quinta-feira (19) após o primeiro banho de sol, no momento em que os presos se recolhiam para as celas do pavilhão “D” do Presídio Manoel Néri da Silva. Três detentos que seriam os líderes do pavilhão sofreram uma tentativa de linchamento.
Além de socos e pontapés, os agressores usaram estoques para furar as vítimas. O caso mais grave é de Evanilson José da Silva Costa, 28 anos, que teve o pulmão e outros órgãos vitais perfurados. Ele sofreu uma parada cardíaca de cerca de 15 minutos, mas os médicos conseguiram reanima-lo. José dos Santos Araújo, o Feitosa, 36 anos, também teve o pulmão perfurado e seu estado é grave. O terceiro ferido Francisco Maicon Costa da Silva, o Mirador, 28 anos, estaria fora de perigo, segundo policiais que fazem a segurança no local.
A Polícia Civil já está investigando o caso, mas prever dificuldades para elucidar as agressões, já que dentro do presídio existem normas impostas pelos próprios presos. A direção da unidade ainda não se pronunciou sobre o caso. O diretor Marquione Santos, disse que primeiro os fatos serão apurados.
As informações de pessoas ligadas ao sistema prisional dão conta de que os presos feridos ditavam as regras dentro do pavilhão e os demais detentos teriam se cansado de cumprir as regras do sistema, por isso, decidiram se rebelar.
Fonte: www.juruaonline.com.br

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Limpeza geral na política do Juruá - Neuzari mais uma vez na corda bamba

Depois de prender e afastar do cargo o prefeito de Marechal Thaumaturgo, Radson Almeida, da prisão de seu pai, Leandro Tavares, ex-prefeito do mesmo município, de decretar a prisão de Dêda, ex-prefeito de Rodrigues Alves, e de prender vereadores de Cruzeiro do Sul, a Justiça agora retoma as investigações de denúncias contra do prefeito de Porto Walter, Neuzari Pinheiro. Nesta quarta-feira estão sendo interrogados em Cruzeiro do Sul testemunhas e assessores de Neuzari.

O prefeito de Porto Walter responde vários processos acusado de desvio de recursos públicos e já esteve afastado do cargo por determinação da justiça. Entretanto, esteve um longo período bem acomodado, sem muitas tribulações, mas deverá voltar a se explicar para os juízes.

Nesta quarta-feira foram ouvidos dezoito testemunhas e três assessores de Neuzari.  Há quem diga que mais uma vez seu mandato será colado em cheque, já que alguns depoimentos comprometem sua administração.



Crianças e adolescentes usam posto de saúde como ponto de encontro para cheirar cola


Fezes e sujeiras no local podem comprometer o funcionamento da unidade de saúde
Agentes do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar detiveram na tarde deste sábado (14) três menores que estavam cheirando cola numa área interna do Posto de Saúde do Conjunto Mâncio Lima local escolhido pelos jovens para a contravenção.
A denúncia anônima foi feita através do Centro de Operações de Segurança Pública (Ciosp) que acionou os policiais do COE que deram o flagrante e fizeram a detenção de três jovens que não conseguiram fugir. Um deles cortou o pé na hora da fuga e foi detido no final da tarde e encaminhado à Delegacia Geral de Polícia para as providências. Na parte da manhã outros três menores tinham sido detidos. Uma menina de 14 anos estava entre os menores detidos que cheiravam cola.
Os policiais tentaram obter a informação de quem estava vendendo ou comprando a cola, mas os menores se negaram a informar a identidade dos envolvidos. 
Posto de Saude 2
Um pavilhão abandonado dentro do terreno do posto de saúde pode comprometer o funcionamento da unidade pelo alto grau de sujeira encontrada dentro e fora do local.
Posto de Saude 3
Posto de Saude 10
Fezes, sacos plásticos com cola, dezenas de latas de cola secas, garrafas de plástico que serviram para transportar a cola até o local são algumas das sujeiras encontradas nas proximidades do muro e estão a poucos metros do local onde os moradores são atendidos e inclusive se guarda até remédios.
Posto de Saude 16
Uma avaliação sem muito rigor vai constatar que há muito tempo não é feito um serviço de limpeza na área, tão grande é a quantidade de latas vazias de cola da marca Colabras, além de outros lixos e sujeiras que podem comprometer a administração do posto e responsabilizar a prefeitura como conivente com o problema.
Posto de Saude 14
Outra constatação que precisa ser averiguada é um esgoto que está despejando uma substância de cor azul em pleno chão do terreno do posto de saúde e que pode significar ou não um perigo à saúde dos funcionários da unidade. Uma porta aberta numa parede na parte da frente que está abandonada pode estar sendo usada como acesso ao local, além dos muros.
Posto de Saude 13
Algumas pessoas que visitaram o local afirmam  não é possivel compreender que um delito tão grave esteja acontecendo sem que as autoridades da saúde municipal tenham conhecimento o que mostra como anda o abandono que a administração do prefeito Vagner Sales tem relegado o município.
Segundo o comandante da patrulha do COE, sargento Oliveira outros três menores foram detidos na parte da manhã e encaminhados à delegacia.
“É uma situação muito grave. Fizemos o que determina a lei e encaminhamos os menores à delegacia para as providências, mas infelizmente há muitos menores fazendo uso da cola no local que parece até abandonado, apesar de ser um posto de saúde. Conseguimos deter três e os outros se evadiram no momento da abordagem”, disse.
Fonte: www.vozdonorte.com.br

Juruá transborda


O nível do Rio Juruá continua acima da cota de transbordamento, de 13 metros. Medições feitas mostram uma acentuada elevação das águas nas últimas semanas.
A defesa Civil e Corpo de Bombeiros continuam monitorando as calhas do rio diariamente. A maior preocupação está nas áreas consideradas de risco. Neste ano dezenas de famílias ficaram desabrigadas por causa do transbordamento do Juruá.
De acordo com informações do comandante do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul, Major Araújo, esta é a quarta vez neste ano que o rio apresenta transbordamento, e ocasiona um fenômeno conhecido pela população como “repiquete”. 
Fonte: Tribuna do Juruá – Dayana Maia

Juiz determina Prisão Preventiva para vereadores Gilvan e Ribeiro


O Juiz de Direito José Wagner Freitas Pedro Alcântara, da 2ª Vara Criminal de Cruzeiro do Sul, negou na sexta-feira (13) qualquer benefício de liberdade provisória aos vereadores Nicolau Alves de Freitas (Gilvan) e Francisco Ribeiro da Silva (Ribeiro) e converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva.
Na decisão o juiz ressaltou que a decretação da prisão se deu pelo fundamento da conveniência da instrução processual porque as testemunhas ouvidas são assessoras dos presos e estando em liberdade os vereadores terão meio de influenciá-las para que mudem seus depoimentos afastando elementos de provas indispensáveis à instrução processual.
Segundo a decisão do magistrado os vereadores presos na penitenciária, neste momento processual, não fazem jus a qualquer benefício de liberdade provisória por motivo de se enquadrarem nos requisitos necessários a decretação da prisão preventiva, posto que as penas previstas nos dois delitos são superiores a quatro anos estabelecendo a condição para a prisão.
O Juiz entendeu também que não será concedido fiança e converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva porque ficou configurado nos autos os requisitos para a decretação da preventiva, além de demonstrados os fundamentos da segregação, para garantia da ordem pública e a conveniência da instrução processual, para resguardar a segurança das testemunhas ouvidas, que são assessores dos parlamentares presos, evitando-se maiores problemas e possibilitando a manutenção da ordem pública.
“Após minuciosa análise da presente comunicação de prisão em flagrante, torna-se imprescindível a decretação da prisão preventiva, visando à proteção da ordem pública, conveniência da instrução criminal e aplicação da lei penal, vez que presente a materialidade, conforme Autos de Apresentação e Apreensão dos valores, bem como os documentos juntados, além de contra-cheques em nome dos assessores dos presos, e os indícios de autoria segundo os depoimentos acostados aos autos, em especial o da declarante Maria Edna da Silva Vieira Martins quando relatou que foi procurada pelo Vereador FRANCISCO RIBEIRO e este teria lhe oferecido um cargo de assessora, sendo que, do salário percebido, somente R$ 100,00 ficaria com esta e o restante seria entregue ao referido Vereador, informando ainda que tal fato vem acontecendo dessa forma nos últimos quatro meses, bem como pelas declarações de ALBERTO VAGNER DOS SANTOS SOUZA que informou que trabalha como assessor parlamentar de NICOLAU ALVES DE FREITAS e que, do salário percebido como assessor, repassa a quantia mensal de R$ 200,00”, citou o juiz em sua decisão.
O juiz José Wagner confirmou também a lisura da ação policial que culminou com a prisão dos vereadores destacando que foram juntados aos autos termos de apreensão que evidenciaram a materialidade e os indícios de autoria dos crimes.
Fonte: www.vozdonorte.com.br

Dois vereadores são presos em flagrante pela Polícia Federal em Cruzeiro do Sul


Nesta quinta-feira, dia 12, a Polícia Federal prendeu em flagrante os vereadores do município de Cruzeiro do Sul, Francisco Ribeiro da Silva (PSD), conhecido como Ribeiro, e Nicolau Alves de Freitas (PMDB), conhecido como vereador Gilvan Freitas, pelos crimes de concussão, corrupção passiva e peculato.
Hoje, dia em que a Câmara Municipal realizou os pagamentos dos servidores, os vereadores acompanharam os seus respectivos assessores quando estes foram à agência do Banco do Brasil de Cruzeiro do Sul/AC para descontar os cheques referentes aos salários. A Polícia Federal registrou toda a movimentação e a prisão de Ribeiro deu-se após o recebimento do dinheiro.
A.V.S.S. e P.S.G., Assistentes Parlamentares do vereador Gilvan Freitas, foram detidos com contracheques e dinheiro que seria repassado ao vereador. Nos contracheques, havia um desconto referente a um empréstimo consignado junto à Caixa Econômica Federal. Em depoimento à Polícia Federal, os assessores confirmaram que o dinheiro do empréstimo já fora repassado ao vereador Gilvan.
Alguns assessores não ficavam nem com 10% do salário que recebiam. A Assessora Parlamentar de Ribeiro, M.E.S.V.M., ficava com apenas R$ 100,00 (cem reais) do cheque de R$ 1.302,00 (mil trezentos e dois reais) que recebia da Câmara Municipal.
Fonte: www.juruaonline.com.br