sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Imagem do dia


Essa é uma imagem que me faz voltar ao passado e recordar as minhas travessuras de infância. Lembro-me que quando criança na comunidade Boca do Moa, junto com meus irmãos, ficava horas e horas remando para pegar as melancias que desciam no meio das espumas dos primeiros repiquetes do Rio Juruá. Desfazer as espumas com o remo era nossa principal diversão. Além das lembranças do meu passado,  essa também é uma representação do presente da cidade de Cruzeiro do Sul. A magnífica ponte ao fundo é uma nova paisagem que só agora faz parte deste cartão postal.

Procura um do teu tamanho para bater!

 
Este é o cidadão Antônio José Souza dos Santos. Ele tem 29 anos de idade e alguns de muita cachaça no oco da cabeça. O desnaturado chegou na casa onde mora, à Avenida Copacabana, em plena tarde desta quinta-feira (20 de outubro) e, sem nenhuma compaixão, desceu a ripa no filho de apenas 5 anos de idade.

A surra foi tanta que o garotinho ficou de cama com com hematomas nas pernas, nas costas, nas mãos, nos braços e em outras partes do corpo. O caso quase que passa despercebido pela polícia, se não fosse um vizinho que teve dó da situação da criança e fez a denúncia ao Conselho Tutelar

O delegado Odilon Neto foi ao local e levou o bruto para a Delegacia de Proteção a Criança. A falta de sobriedade do indivíduo era tanta que ele foi jogado na sela, e só teve condições de ser ouvido após 24 horas de cadeia.

Na tarde desta sexta-feira ele prestou depoimento ao delegado e confessou ter dado a sova no filho simplesmente pelo fato de não ter gostado da criança está praticando as peripécias de criança. O delegado informou que em casos como esse o agressor só pode ser punido com pena de dois meses a um ano de detenção.

A menos de 30 centímetros da morte

Essa foi a distância que separou os policiais militares Lucas e F. Lima da morte na manhã desta sexta-feira, 21 de outubro. Eles faziam rondas pela cidade de Cruzeiro do Sul às 5 horas da manhã e foram acionados para atender a denúncia de uma ocorrência no Bairro do Remanso. Chegando lá foram recepcionados à bala.
 
Uma pessoa ligou para o Centro de Operações Integradas de Segurança Pública e afirmou que estariam invadindo uma casa no Remanso. Os militares seguiram para o local em uma viatura e no momento em que tentavam localizar o endereço informado, foram surpreendidos com o disparo de uma arma de alto calibre.

O tiro veio do lado do passageiro onde estava o sargento F. Lima, comandante da guarnição, e ultrapassou a viatura perfurando o vidro da porta do motorista onde estava o soldado Lucas. O susto foi grande para os militares que ao ouvirem o disparo seguiram um pouco e pararam o carro para tentar prender o responsável pela emboscada, mas após uma longa busca não tiveram êxito.

Os policias chegaram a delegacia ainda muito aflitos, agradecendo a Deus pelo o que eles consideraram como milagre, já que a bala passou a poucos mais de um palmo da cabeça dos dois militares. O sargento prometeu que a partir de agora, todos os dias, vai agradecer pela nova vida.

A polícia iniciou um processo de investigação para identificar quem tentou tirar a vida dos policiais. A ligação recebida pelo CIOSP será analisada com o objetivo de identificar a voz da pessoa que armou contra a PM e localizar o dono do telefone de onde partiu a falsa denúncia.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Família afirma que criança morreu a espera do SAMU

Ana Clara, de apenas um ano e seis meses de idade, teve convulsões na segunda-feira (16) e a equipe do Sistema Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas a família alega que, além de uma longa demora para prestar o socorro, a ambulância que veio primeiro não era dotada de um médico e teve que retornar para acionar outra viatura. No intervalo de tempo em que a equipe deixou o local para a vinda da outra, a criança entrou em óbito.

Segundo a mãe de Ana Clara, assim que sua filha entrou em convulsão, os familiares ligaram para o SAMU, e em seguida fizeram um contato com o pai da criança que estava trabalhando. Aos prantos a mulher esperava aflita pela equipe de socorro. Mas, só após quase meia hora chegou a ambulância.

“Meu marido estava no Miritizal, veio a pé e chegou primeiro” – disse a dona de casa Núbia da Silva.

O pior de tudo foi que a equipe que chegou era composta apenas de dois técnicos em enfermagem que ao perceberem que o problema era grave, tiveram que retornar à base para acionar o médico de plantão. Quando a outra equipe voltou à casa da família, a criança já estava morta.

“O rapaz pegou minha filha, olhou e disse que ia buscar o médico. Ela ainda estava respirando e eu pedi até pelo amor de Deus que não deixasse minha filha morrer. Quando eles voltaram não teve mais jeito” – lamentou a mãe.

A coordenadora do SAMU, Solange Alencar, alega que quando a primeiro equipe chegou, a criança já estava sem vida. Segundo ela, o médico foi ao local apenas para atestar o óbito.

“Os técnicos fazendo essa hipótese de óbito acionaram a equipe avançada que é um médico e um enfermeiro. Fomos lá e constatamos a morte da criança” – disse Solange.

A família de Ana Clara foi ao Ministério Público na manhã desta quarta-feira (19) e apresentou denúncia contra o SAMU.

Pela primeira vez BR 364 poderá ficar aberta no período de inverno

O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (DERACRE) anunciou nesta quarta-feira (19) que, mesmo com restrições, o tráfego na BR 364 será liberado durante o período de inverno. Segundo Marcus Alexandre, as empresas necessitam de apenas pouco mais de uma semana de estiagem para que possam deixar o trecho que ainda não está sob o asfalto, em condições que possibilitem a trafegabilidade de veículos com peso abaixo de 7 toneladas.
 
De uma extensão de 653 quilômetros da estrada que liga Cruzeiro do Sul a Rio Branco, no início deste ano faltavam apenas 85 quilômetros para a conclusão da obra de pavimentação da BR. No entanto, as empresas trabalharam diuturnamente para chegar a esse período com os serviços bem avançados para que fosse possível o trafego durante o ano inteiro.

“Nós estamos ainda com 14 quilômetros sendo trabalhados com o tratamento asfáltico para que a gente possa manter a trafegabilidade no inverno e outros 15 quilômetros proxmios de Manoel Urbano onde esta sendo trabalhada a base para que seja feito o revestimento com asfalto. Então, restam ainda esses 29 quilômetros e precisamos de pouco mais de uma semana de sol para concretizar esse grande sonho” – disse Alexandre.

O diretor do DERACRE disse que por conta desse trecho, o tráfego de caminhões com carga acima de  7 toneladas será interditado entre os municípios de Feijó e Manoel Urbano a partir do dia 25 deste mês. Após essa data, ainda será permitido o trânsito de ônibus e veículos leves até o dia 30 de novembro.


“Está prevista uma vinda na próxima semana pela estrada do governador Tião Viana. Havendo já as condições, o próprio governador é quem vai anunciar se, finalmente, depois de 4 décadas, vamos ter condições de manter a BR aberta durante todo inverno” – informou.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Produção Criativa

Utilização de produtos orgânicos para a alimentação de peixes e frangos é alternativa para reduzir custos e aumentar a renda

Sobreviver apenas da agricultura não é uma tarefa fácil para os produtores do Juruá onde ainda se trabalha com tecnologia primária e as barreiras para a exploração da terra têm se intensificado a cada dia com as regras impostas pelo sistema de proteção ambiental. Desta forma, muitos trabalhadores rurais estão buscando novas alternativas para se manter no campo e garantir uma vida digna para a família.

Esse é o caso do senhor Francisco Germano de Souza, que faz questão de ser identificado por Chico Cunheiro, como é conhecido na comunidade onde mora na BR 307, a 15 quilometros da cidade de Cruzeiro do Sul. O produtor deixou de cultivar apenas a mandioca e ampliou sua produção para outros sistemas de negócios e hoje consegue, junto com os filhos, se manter na zona rural desenvolvendo atividades mais prazerosas e lucrativas.

Seu Francisco ainda mantém os roçados de mandioca para a produção de farinha e como forma de contenção de gastos com as outras atividades. Mas, foi no ramo da piscicultura que ele encontrou um dos caminhos para trabalhar menos e garantir uma renda satisfatória para a família. Esta semana chegou o momento de tirar o peixe e o brilho nos olhos do produtor era visível ao perceber que de 1700 alevinos que havia depositado no açude, praticamente todos chegaram ao ponto de comercialização.

Em apenas quatro dias de pesca já foram comercializado mais de 1000 quilos de peixe a um preço de R$ 10,00 cada quilo. Seu Chico e os filhos acreditam que ainda devem colher mais de 700 quilos das espécies curimatã, tambaqui e parapitinga.

Todavia, também não é tarefa fácil desenvolver a atividade de piscicultura na região devido o alto custo da ração necessária para todas as fazes da produção. Entretanto, o produtor Francisco de Souza encontrou uma forma criativa para reduzir os custos e manter um excelente padrão de qualidade do peixe que produz.

O segredo é a mistura da ração que vem de fábrica com alimentos orgânicos. O produtor não gosta muito de revelar, mas, entre os produtos que são depositados no açude estão, a batata e a folha da mandioca, frutas, verduras e outros que ele prefere manter apenas sob seus conhecimentos e dos filhos.

“É assim que conseguimos ter um lucro de mais de 60% na produção e ao mesmo tempo deixar o peixe com um sabor que especial porque ele não fica com tanto gordura” – revela o produtor.

Os horizontes para a família Souza foram além a partir da visão de que para aproveitar o menor espaço de terra possível para a produção é preciso desenvolver as atividades que menos agridam o meio ambiente. Nesse sentido, a produção de frangos também entrou na relação de negócios viáveis.

Em um pequeno galpão hoje o produtor mantém um plantel de 100 aves que são renovadas de quatro em quatro meses. Para a criação de frangos também foi necessária a criatividade para reduzir os custos com alimentação.

“Só a ração se torna muito cara e, por isso, nós aqui fizemos esse cercado com tela onde as galinhas ficam soltas todos os dias para comer o capim e à tarde damos mandioca. Isso faz com que a gente gaste menos para deixar os frangos no ponto de comercialização” –disse o produtor.

Bola recheada com celulares é jogada em presídio


Em Sena Madureira o delegado Antonio Alceste apura com detalhes e rigor um caso raro registrado na Unidade de Recuperação Social Evaristo de Morais, onde uma bola de couro contendo celulares e carregadores foi parar dentro do complexo.

Os aparelhos seriam destinados a detentos já identificados. A tentativa frustrada ocorreu na tarde de sábado (15), quando agentes penitenciários perceberam um objeto vindo do lado de fora cair na área do campo de futebol. O policiais foram ao local e descobriram tratar-se de uma bola nova.

Eles desconfiaram do peso e decidiram abri-la. Caso os agentes não tivessem visto, a bola teria chegado às mãos dos presos durante o banho de sol diário e estaria montada a central de comunicação. Detentos apontados como suspeitos serão interrogados pela polícia.
(Fonte: Jornal A Tribuna)

Caminhões de carga têm até o dia 25 para cruzar a BR-364

A partir de novembro, apenas caminhões de até sete toneladas serão permitidos na estrada

Caminhões de carga têm até o próximo dia 25 para transportar mercadorias até Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade acreana, e até o dia 30 para retornar pela BR-364. A partir do dia 1º de novembro, apenas caminhões de até sete toneladas (peso bruto total) serão liberados para tráfego.

A notícia foi dada nesta segunda-feira, 17, pelo governador Tião Viana e pelo diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Marcus Alexandre. "Todo esforço do governo tem sido para não fecharmos mais a BR-364. É vida nova para o Juruá. Mudou tudo agora. Estamos rompendo com a tradição do transporte para Cruzeiro do Sul e os produtos alimentícios não serão prejudicados, porque poderão ser transportados em caminhões menores", disse o governador.

A BR-364 está com todas as pontes e bueiros construídas e boa parte de sua extensão asfaltada. "O último desafio é um trecho de pouco mais de 20 quilômetros, entre o Rio Juruparí e Feijó. Mas estamos fazendo todo o esforço para garantir que esse trecho ficará com um tratamento provisório que permita a passagem de pequenos caminhões, ônibus e veículos de passeio", disse Marcus Alexandre.

O governador Tião Viana informou que no próximo dia 22 fará a última vistoria do ano na estrada e, se o planejamento correr conforme o esperado, ele anuncia, em cadeia estadual de comunicação, que a BR-364, pela primeira vez em sua história, não será fechada no inverno.

O governo sugeriu que as empresas de transporte montem uma base logística em Manoel Urbano e outra em Feijó. "Quem quiser pode até deixar as carretas em Feijó. Os caminhões menores cruzam o trecho, que não poderá ser atravessado por veículos muito pesados. Essa é uma alternativa para não atrapalhar o abastecimento, e a medida é necessária para que a gente garanta a conclusão da obra no próximo ano e preserve a trafegabilidade na estrada durante todo o período", disse o diretor do Deracre.

Agência de Notícias do Acre)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Radialista Nonato Costa garante que é certa sua candidatura a prefeito de Porto Walter


A expressão do nome pelas ondas das Rádios Aldeia e Ocidental FM fizeram com que o radialista Nonato Costa conquistasse a simpatia do povo de Porto Walter e agora se apresentasse com um dos pré-candidatos à prefeitura do município. Recém-filado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), o comunicador acredita em um movimento que ele chama “De fora pra dentro, de dentro pra fora” para garantir o apoio de outros partidos e conquistar o eleitor no próximo ano.

A decisão de se apresentar como pré-candidato foi tomada há um ano, a partir da boa relação com as comunidades e lideranças do município. Segundo Nonato, nos últimos anos houve uma debandada de moradores de Porto Walter que tiveram que deixar a cidade por falta de oportunidades para as famílias. Esses, insatisfeitos com as últimas gestões, estão ansiosos por renovação e ultimamente estão dispostos a contribuir para encontrar novas alternativas.

Paralelo a esse sentimento que se levanta “de fora para dentro do município” existe outro. O que vem “de dentro para fora”, dos que ainda moram em Porto Walter, mas que são obrigados a buscar em outras cidades, principalmente Cruzeiro do Sul, a assistência em diversos setores, essencialmente na área de saúde.

É com esse público que o radialista espera contar para garantir o apoio dos outros partidos da Frente Popular e encabeçar a disputa do pleito. “Só abro mão da candidatura se apresentarem outro nome da Frente que a apareça com maiores possibilidades de derrotar a oposição” – afirmou Nonato que rotineiramente está visitando as comunidades rurais.

Até agora apenas o PDT se colocou à disposição para uma possível aliança com o PSB. Para liderar a chapa majoritária em uma união dos partidos da Frente Popular, Nonato Costa terá que derrubar os nomes do Padre Nonato, do Anchieta e da atual secretária municipal de saúde Zeinar Araújo que tem o apoio do Prefeito Neuzari Pinheiro. Esses três do Partido dos Trabalhadores.

Do outro lado, à espera da definição do candidato, ou dos candidatos, dos partidos que estão ligados a Frente Popular, se apresenta o ex-vereador Zezinho Barabary, que é o pré-candidato do PMDB.

domingo, 16 de outubro de 2011

Grupo Arte é Viver de Feijó encanta platéia em Cruzeiro do Sul com a peça Anjos da Noite


Raramente se ver no Teatro dos Náuas um público tão atento a um espetáculo teatral como se viu neste final de semana. Com duas apresentações da peça Anjos da Noite, o Grupo Arte é Viver mostrou o talento de um elenco formado por jovens artistas que vieram a Cruzeiro do Sul mostrar o trabalho produzido na cidade de Feijó.

A primeira sessão foi na noite de sexta-feira (14). Mais de 150 espectadores estiveram no teatro para assistir um verdadeiro show do grupo que tem a produção de Hector Magalhães. Na segunda sessão, neste domingo (16), compareceu um menor número de pessoas, mesmo assim não tirou a empolgação dos artistas.

A peça transcende a realidade e entra no mundo dos vampiros onde Nosferato luta para se tornar o ser mais poderoso do universo. Seu objetivo é dominar a terra para montar o seu império. Para isso, é preciso se alimentar do sangue de uma virgem. Nesse mundo de magia, travam-se batalhas do bem contra o mal e no final o Imperador Secular (Nosferato) é destruído por sua própria criação.

Fascinado com o espetáculo, o público ainda participou de um debate com os artistas logo após cada apresentação. O produtor explicou que a peça que entrou em cartaz por Cruzeiro do Sul, marca as comemorações de 12 anos de fundação do Grupo Arte é Viver. Hector já anunciou que o grupo deve voltar ainda este ano para ministrar uma oficina para estudantes da cidade e apresentar novos espetáculos.

A cada dia um novo sonho

O ser humano sempre foi e será impulsionado pela pluralidade de idéias. Por isso, muitas vezes, o homem se ver em um emaranhado de pensamentos que, na verdade, são inúmeros caminhos que se abrem para que cada um possa fazer sua escolha para seguir a vida.

Quem, desde criança, nunca imaginou que no futuro seria um médico, um policial, piloto de avião, um astronauta, ou um astro de Hollywood? Quase todo menino ou menina teve um sonho assim. No entanto, poucos conseguem visualizar no horizonte apenas uma porta para o futuro e entrar na viagem mais segura que leve você a alcançar o sucesso.

Eu sempre fui um desses sonhadores. Quando criança, iludido pela beleza da farda que reluzia nos meus olhos todo dia 07 de setembro, tinha em mente que seria um militar do Exército. Mas, aos 18 anos pedi para ser dispensado, pois já havia acabado o fascínio. Pensava em ser um doutor, e até brincava com meus irmãos com pasta e jaleco, mas ao terminar o segundo grau, jamais passou pelo meu pensamento a possibilidade de prestar um vestibular para medicina. O piloto que pedia para a mãe todo dia das crianças um helicóptero, nem pensar. Cheguei à conclusão que é muito perigoso.

Tive que cair nas letras. Mas, fazer Inglês para quê? Essa pergunta me acompanhava todos os dias a caminho da UFAC. Não teria um curso melhor, que me desse mais satisfação para ir à aula todos os dias durante quatro anos? Orleir Cameli talvez não tenha nem o segundo grau. O Lula concluiu o primário com muita dificuldade. O Steve Jobs nunca terminou um curso superior. Acabei desistindo.

A única saída foi me tornar jornalista de profissão. Ai tudo bem, entrei no caminho certo. Estou em uma das carreiras que sonhei durante as viagens de infância. Mas, a cada final de mês falta uma parte para pagar as contas. Por isso, surgem novas idéias, novos pensamentos e a procura de novos rumos.

Agora pretendo ser empresário. Vou voltar a pensar em seguir a medicina. Quem sabe, é hora de começar minha carreira de astronauta e visitar a lua? Porque quando o sonho a acaba, você é apenas um sonho.