quinta-feira, 7 de abril de 2011

Polícia prende envolvidos no assassinato do caminhoneiro Teodoro


Foram presos na manhã desta quarta-feira, 06, dois homens que, de acordo com a polícia, estariam envolvidos no assassinato do caminhoneiro Auciélio Teodoro da Silva, 37, ocorrido durante a madrugada do último domingo. Francisco Denis Fortunato de Souza, 21, confessou na Delegacia Geral de Polícia de Cruzeiro do Sul, que feriu o caminhoneiro com uma faca, após subtrair um valor de R$ 100,00. O outro que estaria envolvido é o moto-taxista conhecido como Fifiano que teria apenas conduzido para casa, em uma motocicleta, o rapaz que desferiu a facada na vítima.

O que era um mistério até a manhã desta quarta-feira, agora é tipificado nos autos de um inquérito policial como latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte. É assim que está esclarecido o crime que teve como vítima o caminhoneiro Teodoro.

A prisão dos envolvidos aconteceu após uma série de investigações procedidas pela Polícia Civil que, a partir de “provas testemunhais”, esclareceu o delegado responsável pelo caso, Vinicius Almeida, chegou aos suspeitos. A polícia trabalhou, a princípio, sem nenhum indício que levasse aos criminosos ou que apontasse o motivo do crime. Mas, desde o dia do ocorrido, não cessou as investigações e com base em informações de algumas testemunhas, conseguiu identificar os dois acusados.

Denis foi preso na casa onde mora com a família, à Avenida São Paulo. Ao saber que estava sendo procurado, ele resolveu ligar e pediu que os policiais fossem pegá-lo em casa. Fifiano também foi preso na casa onde mora, à Avenida Copacabana.

Denis é um jovem de apenas 21 anos de idade que nem lembra quantas vezes já tentou contra a vida de outras pessoas. Na delegacia, ele revelou que já esteve na Casa de Medidas Sócio-Educativas, quando tinha menos de 18 anos, e, assim que chegou à maior idade, foi para a penitenciária onde cumpriu pena de 1 ano e 11 meses pelo crime de roubo. Sem negar que é usuário de droga, o rapaz confessou na delegacia que matou o caminhoneiro e contou todos os detalhes do crime.

“Pedi para o Fifiano me levar pra casa e quando íamos passando pelo Centro o Idoso, vi ele-Teodoro- caindo com uma moto. Pedi para o Fifiano parar e peguei a carteira dele, aí ele me bateu com o capacete e eu furei no peito dele” – revelou Denis que isentou a culpa do moto-taxista e afirmou que só disse a Fifiano que havia desferido o golpe no caminhoneiro, quando chegou em casa e pagou a viagem com R$ 50,00 do dinheiro que tinha roubado.

Sem demonstrar nenhum sentimento de culpa, o rapaz afirmou que estava sob efeito de bebida alcoólica na noite do assassinato e que sua atuação no mundo do crime, se dá pelo fato de constantemente ser ameaçado de morte. “Já me ameaçaram muito e eu tinha que matar um, pelo menos!”, disse.

De acordo com o delegado Vinícius Almeida, Denis e Fifiano serão conduzidos ao Presídio Manoel Néri da Silva. “O próprio Denis diz que o Fifiano não tem nada a ver. Mas, e por que ele não saiu correndo? Por que ele recebeu o dinheiro? No outro dia porque ele não denunciou à polícia?” – questionou o delegado para justificar a prisão do moto-taxista.