quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Coitado do Randinho

Um dia desses, pouco tempo antes do afastamento do prefeito Randson Almeida, conversando com um de seus assessores, cheguei a ter dó do gestor do município de Marechal Thaumaturgo. Dizia-me o súdito que, o Randinho, como o chamam os íntimos, estaria enfrentando sérias dificuldades financeiras.

A crise era tamanha ao ponto do prefeito ter que tomar emprestada a pequena quantia de apenas mil reais em dinheiro para pagar uma dívida. Dizia o assessor que ele era “burro”. Não sabia fazer a vida. Estaria com dificuldades até para custear as despesas com advogado para livrar o pai, Leandro Tavares,da cadeia.

Durante a conversa, analisando a situação enfrentada pelo prefeito, segundo o fiel escudeiro, cheguei a refletir e dizer em pensamento “coitado do Randinho”.

No entanto, para a surpresa de muitos, inclusive do assessor, esta semana veio a notícia de que o Ministério Público estaria pedindo o afastamento do miserável. As denúncias são de que o pobre coitado seria responsável pelo desvio de mais de R$ 3 milhões. A justiça quer saber para onde foi o dinheiro que seria para investimento na educação, na saúde e em outros setores do município.

O juiz deu parecer favorável ao pedido de afastamento da Promotoria e decidiu afastar o prefeito de suas funções. A decisão da justiça se deu baseada nas provas apresentadas pelo Ministério Público.

Resta agora saber se o prefeito vai justificar para onde foi o dinheiro ou se vai pedir mais empréstimos a seus assessores para pagar a conta.

Bandidos arrombam casa de padres, espatifam tudo, levam dinheiro e deixam camisinha no chão



A polícia de Cruzeiro do Sul terá um intenso trabalho para elucidar o furto praticado na noite de quarta-feira (12) na casa que abriga os padres da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida. Primeiro terá que identificar os ladrões, segundo prendê-los, depois saber qual o valor roubado em dinheiro, resgatar a grana e, por fim, descobrir de quem era a camisinha que ficou jogada ao chão depois que os bandidos deixaram o local do crime.

Os marginais foram audaciosos, e, se ladrão for para o inferno, esses já estão na porta de entrada, caso não voltem ao confessionário. Eles não tiveram nem consideração pelos religiosos que celebravam a missa de encerramento do Novenário da Padroeira do Brasil. Pelo menos dois aproveitaram o momento da celebração para arrombar a janela dos fundos e entrar para fazer a pescaria.

Eles saíram quebrando as portas e revirando tudo até encontrar uma sacola com certo valor em dinheiro. Mas, não levaram todo o cascalho porque chegou um colaborador da Paróquia e assustou os bandidos.

Nas pressas, temendo uma abordagem, os marginais deixaram pelo meio do caminho uma bolsa com uma câmera fotográfica que estaria sendo furtada. Deixaram também uma camisinha no meio de uma sala.



Que pena que até agora nenhum foi preso para devolver o dinheiro da igreja e dizer se a camisinha era deles ou se estaria entre os pertences dos donos da casa.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Prefeito Randson Almeida de Thaumaturgo será afastado


O prefeito de Marechal Taumaturgo, Randson Almeida (PMDB) será afastado provisoriamente de suas funções nesta quarta-feira (12) conforme decisão do juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Cruzeiro do Sul, que acatou pedido de Ação Cautelar de Afastamento do prefeito, impetrada pelo promotor de Justiça Rodrigo Fontoura de Carvalho, da Promotoria Especializada em Direitos Difusos e Coletivos da Comarca de Cruzeiro do Sul, em virtude da existência de fortes indícios de atos de improbidade administrativa, causando um impacto negativo nos cofres públicos no valor total de R$ 3.201.912,06.

Na ação cautelar o promotor pediu liminarmente o afastamento provisório do prefeito, bem como a indisponibilidade dos bens e dos direitos do prefeito, para salvaguardar o erário, garantindo assim o ressarcimento dos valores supostamente desviados, em caso de condenação. A Ação Cautelar de Afastamento do prefeito Randson Almeida foi protocolada na sexta-feira passada.

Uma das irregularidades constatadas pela investigação do Ministério Público é a emissão de notas fiscais frias pela Construtora Rio Amônia Ltda, de proprietário de um primo do prefeito, para justificar a utilização indevida de verbas.
(www.vozdonorte.com.br)

domingo, 9 de outubro de 2011

Lançamento de editais culturais da FEM em Cruzeiro do Sul acontece quinta dia 13


Está marcado para a próxima quinta-feira, 13, em Cruzeiro do Sul, o lançamento de cinco editais culturais da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour. Em uma reunião com os artistas e produtores de cultura, técnicos da FEM vão ministrar uma oficina sobre cada edital e tirar dúvidas para que os interessados possam apresentar seus projetos.

O lançamento dos editais já foi realizado em Rio Branco no dia 5 deste mês. O Governo do Estado do Acre, por intermédio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour lançou na capital do Estado os cinco editais do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PRECULT, criado como parte integrante do Sistema Estadual de Cultura, substitui a Lei Estadual de Incentivo a Cultura (Lei Estadual nº 1.2888/1999) e é composto pelas seguintes modalidades de apoio a projetos comunitários de natureza cultural:

I – Edital de Incentivo Direto 2011
II – Edital de Convênio nº 1/2011
III – Edital de Convênio nº 2/2011
IV – Edital do Prêmio Culturas Indígenas 2011/2012.

O acesso a esses editais já está disponível do Site www.cultura.ac.gov.br. Neste endereço estão todas as instruções para inscrições de projetos e as informações sobre a Nova Lei que regulamenta o Sistema Estadual de Cultura-SISCULT. Os interessados já podem iniciar o processo de elaboração dos projetos através dos formulários que estão disponíveis.

Para o lançamento dos Editais em Cruzeiro do Sul a Fundação aguarda um grande número de fazedores de cultura para receberem orientações sobre cada edital. Durante estas duas semanas a FEM fará o lançamento oficial do editais em todos os municípios do Juruá.

Traficantes são presos com mais de 8 quilos de cocaína


Nessa quinta-feira, 06, a Polícia Federal através de denúncia anônima e ainda investigações anteriores conseguiu apreender 8,3 quilos de cocaína na barreira de fiscalização da Sefaz, na estrada que liga a cidade de Cruzeiro do Sul ao município de Guajará – AM.

Aluizio Ferreira Lima, Egno da Silva, Reginaldo Pereira e Vagno Feitosa foram presos em flagrante. Eles transportavam a droga para município amazonense em uma motocicleta quando foram interceptados por agente federais. Outra motocicleta seguia à frente checando a existência de barreira policial. Após investigações, a equipe de policiais federais constatou que a cocaina seria levada, de barco, para o Município de Tefé – AM.


De acordo com o chefe da Delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul, Delegado José Roberto Peres, esta prisão é fruto do esforço dos policiais e da colaboração da sociedade. Segundo ele, a fiscalização é intensa desde 2009, no sentido de combater o tráfico de drogas na região, uma vez que os rios Juruá Mirim e Paraná dos Mouras, afluentes do Juruá, são as rotas mais utilizados pelos traficantes.

A fiscalização é intensa também na BR 364 que dá acesso à capital do Estado do Acre e também em áreas consideradas rotas para o tráfico internacional, por se tratar de uma região fronteiriça. Com isso, diversas apreensões e prisões foram efetivadas nos últimos meses.