sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Imagem do dia

Do sonho à realidade 

BR 364 é liberada definitivamente para o tráfego

O dia 28 de outubro de 2011, a partir de agora, entra para a história como uma data das mais importantes do calendário do Acre. Foi nesta sexta-feira que, definitivamente, todas as regiões do Estado tiveram sua integração social, econômica e cultura, concretizada através da BR 364.

A estrada já não é mais apenas uma esperança para os acrianos que sonharam durante 43 anos para acordar no dia em que a BR tivesse condições de possibilitar o tráfego de veículos durante todo o período do ano. Esse momento chegou e foi com muita felicidade que centenas de pessoas de todos os municípios presenciaram, a beira do rio Jurupari, a conclusão do caminho da integração.

O governador Tião Viana, seu vice César Messias, os senadores Jorge Viana (irmão do governador) e Aníbal Diniz, os deputados federais Thaumaturgo Lima e Perpétua Almeida, prefeitos, deputados estaduais e secretários de estado, lideranças de diversas comunidades, empresários e outros representantes da sociedade acriana fizeram parte da Caravana da Integração que percorreu toda BR, de Rio Branco a Cruzeiro do Sul, para anunciar ao povo que jamais haverá o isolamento que castigou a população ao longo do tempo.

No Jurupari, a comitiva presenciou a compactação dos últimos cem metros que faltavam para ligar de vez todas as regiões do Acre através da rodovia que terá sua pavimentação concluída no próximo ano. São 653 quilômetros de Cruzeiro do Sul à Capital, entretanto, restam apenas 70 quilômetros para serem asfaltados e para garantir trafegabilidade durante o inverno deste ano, foi feito um serviço de compactação e o revestimento com pinche e seixo.

A estrada da liberdade, como pode ser considerada a rodovia, representa a melhoria na qualidade de vida para milhares de acrianos que viviam em municípios onde, no período de inverno em que a estrada ficava intrafegável, os preços praticados em cima dos produtos importados tornavam o custo de vida em um dos mais caros do país.


Fotos dos cruzeirenses que participaram do ato histórico da integração definitiva de todo Estado do Acre através da BR 364








quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Imagem do dia


Por pouco não aconteceu uma grande tragédia na cidade Cruzeiro do Sul na tarde desta quinta-feira (27).  Um microônibus que seguia pela Rua Floriano Peixoto se chocou com uma motocicleta que cruzava na Rua Siqueira Campos. Por sorte o casal que vinha na motocicleta conseguiu sair antes que o microônibus esbarrasse em cima.

O carro de propriedade de uma empresa de táxi aéreo seguia do Bairro do Alumínio em direção ao centro da cidade e era dirigido por Francisco Valdemir Cardoso de Oliveira. A motocicleta que saia do centro para o Bairro do Colégio era conduzia por Ezequiel dos Santos Lima.

O motociclista não prestou atenção que havia uma placa indicando a parada e avançou de encontro com o microônibus que, pelo que tudo indica, era conduzido em alta velocidade. No local do acidente a marca de frenagem no chão mostrava que o motorista tentando parar o carro e só conseguiu depois de mais de 20 metros sobre a motocicleta.

A tragédia só não foi maior porque o motociclista e uma mulher que estava na garupa ainda conseguiram sair antes do carro passar sobre a moto. O casal foi levado ao Pronto Socorro sem risco de perder a vida. Ezequiel sofreu fratura em uma perna e a mulher teve vários ferimentos pelo corpo. O condutor do carro não saiu ferido.

Os peritos foram ao local e para retirar a motocicleta de debaixo do microônibus contaram com o apoio da Polícia Militar e dos funcionários da empresa proprietária do veículo. A moto ficou praticamente destruída.

Aprovado projeto que impede demissão por embriaguez

O empregador poderá ficar impedido de demitir por justa causa o trabalhador que apresentar embriaguez habitual ou em serviço. Proposta com essa finalidade, do ex-deputado Roberto Magalhães, foi aprovada nesta quarta-feira (26), em caráter terminativo , pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O projeto (PLC 12/11) foi aprovado em forma de substitutivo do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), para acatar a proposta inicial de Magalhães, que prevê suspensão do contrato de trabalho e concessão de licença para tratamento de saúde do empregado alcoolista. No entanto, em caso de recusa à realização do tratamento, determina a proposta, o empregado poderá ser demitido por justa causa. O texto que chegou ao Senado apenas retirava da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei nº 5.452/43) a hipótese de embriaguez como justa causa para demissão.

O Judiciário já reconhece como injustas as demissões por justa causa com base em embriaguez, afirmou o autor, ao justificar a proposta. Ele ainda ressaltou que a medida se faz necessária, uma vez que o alcoolismo já é considerado uma patologia ou resultado de crises emocionais. A Justiça, observou, tem exigido tratamento médico para recuperar o doente antes de determinar aplicação de medidas punitivas.

Na avaliação do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), o substitutivo acerta ao evitar que a pessoa doente seja demitida por justa causa, encaminhando o trabalhador a tratamento. O senador observou, porém, que o empregador não deve confundir a doença com irresponsabilidade de alguns funcionários, que bebem, sem ser alcoolista, e causam acidentes no ambiente trabalho.

A evolução da Medicina tornou compreensíveis os efeitos físicos e psicológicos das substâncias químicas absorvidas pelo alcoolista, disse o senador Paulo Bauer. O alcoolismo, informou ainda o relator, pode ser desenvolvido em razão de propensão genética. Esses fatores, em sua visão, não justificam a punição do trabalhador alcoolista.

- Sendo o alcoolismo um problema médico, nada justifica que o alcoolista seja abandonado à própria sorte - afirmou Paulo Bauer.

Fonte: Agência Senado

Ibama não poderá mais aplicar multa por desmatamento

Esta semana foi aprovado no Senado Federal um projeto de lei que reduz o poder de atuação do Ibama. Na prática o órgão agora não terá mais a competência de aplicar multas por desmatamento ilegal.

O projeto regulamenta o artigo 23 da Constituição, que define as competências de União, Estados e Municípios na fiscalização de crimes ambientais.

O texto original, do deputado Sarney Filho (PV-MA), visava estabelecer atribuições dos entes federativos para melhorar o combate ao tráfico de animais. Porém, uma emenda de última hora inserida na Câmara alterou o texto, estabelecendo que a autuação só poderia ser feita pelo órgão licenciador. Como o licenciamento para desmatamentos é feito pelos Estados, o Ibama, na prática, ficaria sem poder de autuar.

No ano passado, a então senadora Marina Silva (PV-AC) tentou corrigir a distorção, apresentando três emendas ao projeto. Todas elas foram rejeitadas na Comissão de Constituição e Justiça pela senadora ruralista Kátia Abreu (PSD-TO), relatora na CCJ.

Tanto Marina quanto seus sucessores no Ministério do Meio Ambiente, Carlos Minc e Izabella Teixeira, tentaram barrar a proposta (batizada de PLC no. 1), por entenderem que os Estados e municípios são menos estruturados para fiscalizar e/ou mais sujeitos a pressões políticas do que o Ibama.

A bancada ruralista comemorou a aprovação

“Vamos tirar essas prerrogativas ditatoriais do Ibama. O Ibama quer parar o Brasil, não vai parar, não!”, vociferou Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

“Habituou-se no Brasil a achar que os órgãos federais são mais honestos que os estaduais e municipais. Não podemos tratar a Federação desta forma. O Ibama não é a Santa Sé, ele não está acima de qualquer suspeita, não”, disse Kátia Abreu.

Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, disse que a proposta é um retrocesso.

Fonte: Folha Online

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Imagem do dia


Sem noção do perigo

Enquanto os trabalhadores cuidam dos serviços na lateral da rua, o sonolento cãozinho descansa na maior tranquilidade no meio da via, na entrada da Ponte do Rio Juruá. Os carros passam bem ao lado e ele nem lembra que está em Cruzeiro do Sul, onde os motoristas não respeitam nem os pedestres!

Governador Tião Viana anuncia nesta sexta abertura definitiva da BR 364



A viagem pela BR 364 que o governador fará a partir da manhã desta quinta-feira (27) será um marco histórico para a população do Estado do Acre, especialmente para quem mora nos municípios da região do Juruá. Tião Viana seguirá em uma grande comitiva até a cidade de Cruzeiro do Sul para dá o grande anúncio, tão esperado por todos, que a estrada que liga os dois extremos do estado estará definitivamente liberada para o tráfego durante todos os períodos do ano.

O anúncio que será feito em praça pública é o “Grito de Liberdade” para o povo desta região que tantos anos sofreu com as dificuldades de viver tão isolado do resto do mundo. Os 653 quilômetros que separam  as duas maiores cidades do Acre foram ao longos desses anos todos a ruptura de uma relação cultural, econômica e social que penalizou os acrianos desse  rincão da Amazônia que, muita vezes, tiveram que pagar com vidas o preço de se viver no meio da floresta, e manter a soberania da nação no extremo ocidental do Brasil.

Ainda existem algumas restrições, é claro. Pelo fato da estrada ainda não está totalmente pavimentada, pois ainda resta um trecho de 70 quilômetros para ser asfaltado, apenas os veículos com peso abaixo de 7 toneladas poderão trafegar durante o inverno. Mesmo assim, nunca mais deixaremos de viajar pela BR 364.

Estamos bem perto. É chegado o momento da proclamação da Independência do Juruá. É o sonho que se torna realidade. É hora de nosso povo começar a acreditar que acabou o pesadelo e que o eco de nossa voz soou bem longe e tocou no coração dos homens de boa vontade que se dedicaram para a realização desse sonho.

Cai o sexto ministro de Dilma


O ministro do Esporte, Orlando Silva, deixará o cargo devido às denúncias de corrupção em sua pasta, confirmou nesta quarta-feira o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
Orlando Silva (PCdoB) é o sexto ministro do Governo a cair ao longo da gestão da presidenta Dilma Rousseff.

Segundo Carvalho, Orlando Silva entendeu que a situação era insustentável, mas considerou determinante a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Supremo investigará Orlando Silva por denúncias de irregularidades no Programa Segundo Tempo, que promove projetos esportivos beneficentes a crianças carentes.

A saída foi decidida em reunião que reuniu nesta quarta-feira líderes do PCdoB e o ministro Carvalho, que tinha antecipado no domingo que a decisão de Dilma de manter Silva no cargo não podia ser considerada definitiva.

As denúncias que levaram à queda de Orlando Silva foram feitas pelo ex-policial João Dias Ferreira, que presidia uma fundação de artes marciais que recebia dinheiro do Ministério do Esporte por meio do Programa Segundo Tempo.

Em entrevista à revista "Veja", Ferreira denunciou que, para ter acesso aos recursos do Ministério do Esporte, era obrigado a pagar propinas, que eram recebidas pelo próprio Orlando Silva ou por seus colaboradores mais próximos.

Além de Silva, outros cinco ministros já haviam caído desde o início do Governo Dilma: Antonio Palocci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes), Nelson Jobim (Defesa), Wagner Rossi (Agricultura) e Pedro Novais (Turismo). 

(Fonte: Yahoo Notícias)
Vaga de vice será mais disputada que a de prefeito 

Em entrevista na Rádio e TV Juruá, nesta terça (25), o vereador Romário Tavares anunciou que seu partido, o PSDB, deverá apresentar o candidato a vice para a chapa majoritária que será comandada pelo Prefeito Vagner Sales nas eleições do próximo ano. De acordo com o vereador, na relação dos nomes que deverão disputar o espaço estão: o secretário de obras do município Osmar Bandeira, o empresário Cleomilton, o advogado Heleno Farias e o próprio parlamentar.

Tantos nomes se somam a quase meia dúzia de outros pretensos candidatos a vice, na chapa que tem como única certeza, até agora, que ninguém toma o espaço do prefeito para concorrer a reeleição. Entre esses, está o atual vice-prefeito, Mazinho Santiago, que é considerado um fiel escudeiro de Vagner.

Sendo assim, pelo que parece, essa será a principal disputa das eleições do próximo ano. Resta agora saber se Mazinho vai abrir mão e dá oportunidade aos novos pretendentes e se o prefeito vai dispensar o parceiro leal.

Mas, esse é apenas o primeiro capitulo de uma novela que está só começando. Daqui para o final do mês de junho do próximo ano, data que se encerram as convenções, ainda terá "muito pano para a manga”.