quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Big Brother na prefeitura de Mâncio Lima: Câmeras espalhadas pelo teto monitoravam inclusive mulheres no banheiro

Mazinho Rogério

Todos os setores da prefeitura de Mâncio Lima eram vigiados pela gestão anterior através de um circuito de filmagem instalado nas dependências do prédio. Câmeras escondidas no teto das salas serviam para monitorar, através de uma central instalada no gabinete do prefeito, o comportamento dos servidores de todas as secretarias. Uma câmera encontrada no banheiro feminino chamou a atenção do atual prefeito Cleidson Rocha e deixou revoltadas as mulheres que trabalham na prefeitura.


O atual prefeito de Mâncio Lima só tomou conhecimento que havia um circuito de filmagem na prefeitura na manhã desta quarta-feira (14). Uma senhora que aguardava na recepção para uma audiência com Cleidson, viu um pequeno furo no forro da sala e de forma involuntária disse “olha nós estamos sendo filmados”. O assessor de comunicação da prefeitura, Marcos Ribeiro, que viu quando a mulher apontou para o teto resolveu verificar e comprovou a informação.


Depois de uma vistoria inicial no prédio foram encontradas câmeras nas secretarias de finanças, de educação, na sala do vice-prefeito e no banheiro feminino. Todas conectadas a um aparelho de TV em uma central no gabinete do prefeito. Das salas vistoriadas até à tarde desta quarta-feira apenas no gabinete do prefeito e no banheiro masculino não havia equipamento de filmagem.


O vice-prefeito Ériton Maia disse que não há explicações para a instalação de uma câmera dentro do banheiro das mulheres. “Eu poderia entender se o prefeito quisesse monitorar os trabalhos na prefeitura, mas não as mulheres no banheiro” – comentou.


Os servidores da prefeitura ficaram surpresos com a descoberta do equipamento de espionagem. Ângela Rocha que assumia a secretaria de educação do município na gestão anterior disse que não sabia que estava sendo vigiada e ficou constrangida ao saber que usava todos os dias o banheiro da prefeitura e podia está sendo observada. A ex-secretária pretende entrar com uma ação judicial contra o ex-prefeito.


O prefeito Cleidson Rocha determinou a retirada dos equipamentos e afirmou que vai se reunir com sua equipe nesta quinta-feira para decidir quais providências serão adotadas.

Um comentário:

  1. Que pouca vergonha!!Colocar camera ate nos banheiros !Onde ninguem pode fazer suas nessecidades em paz!!!!!!!Mais tenho uma pergunta:Para que essas cameras nos banheiros feminino?E em toda parte do predio?

    ResponderExcluir