sexta-feira, 25 de março de 2011

Prefeitura inicia retirada de famílias de áreas alagadas em Cruzeiro do Sul

Muitos moradores já aguardavam ansiosos pela saída há quase uma semana e só na manhã desta quinta-feira, 24, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul decidiu dá início a retirada das famílias que tiveram suas casas atingidas pela enchente do Rio Juruá. Só no primeiro dia, dezenove famílias foram levadas para um abrigo improvisado para receber as vítimas da alagação no Ginásio de Esportes Alailton Negreiros.

Desde segunda-feira desta semana, alguns moradores dos Bairros Lagoa e Antigo Cruzeirinho já solicitavam socorro do poder público para deixar suas casas temendo acidentes com as crianças. Muitos estavam ilhados por não terem transporte fluvial para sair de casa e com isso, até as crianças haviam deixado de ir à escola.

Durante o período da manhã, 16 famílias foram levadas para o Ginásio Coberto. À tarde, mais três foram conduzidas ao abrigo onde devem permanecer até que o volume de água baixe. Nesse período elas terão assistência à saúde, receberão alimentação, transporte para as crianças irem à escola e outros benefícios sociais da Prefeitura e de outras instituições que contribuem com a atenção aos prejudicados pela enchente.

De acordo com a Defesa Civil, novas famílias devem ser transferidas para o abrigo nesta sexta-feira, pois o volume de água do Juruá ainda continua subindo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o nível do rio se elevou em mais de 4 cm durante um período de 24 horas alcançando a marca dos 13,32m. A elevação em passos lentos pode até parecer pequena, mas, levando em consideração que o rio já transbordou e atinge agora uma extensa área à suas margens, ainda é preocupante, pois significa que o índice pluviométrico foi acima do normal nos últimos dias.

www.vozdonorte.com.br - Mazinho Rogério - Fotos Neto Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário