sexta-feira, 1 de abril de 2011

Indígenas ocupam sede da SESAI em Cruzeiro do Sul e mantém servidores reféns

Mais de trezentos indígenas dos povos Katukina e Jaminawa Arara ocuparam na manhã desta sexta-feira, 01, a sede da Secretaria Especial da Saúde Indígena, em Cruzeiro do Sul, para protestar contra a falta de atenção com a saúde das comunidades indígenas do Juruá. Seis servidores que estavam no local de trabalho no momento da ocupação, são mantidos em uma sala fechada sob a vigilância do grupo de indigenas armados com arco e flecha.

Os indígenas alegam que não estão recebendo a atenção adequada na área de saúde e por isso, muitas doenças, como por exemplo a malária, se alastram pelas aldeias trazendo uma série de problemas em todas as comunidades. Por esta razão, foi que decidiram fazer a manifestação.

As lideranças questionam a aplicação dos recusros que são destinados para a saúde indígena e querem mudanças no sistema. "No ano passado voltou mais de R$ 1 milhão e queremos saber por que esse dinheiro não foi aplicado. Mudaram o nome da FUNASA, mas nada melhorou. Tem gente morrendo até com doenças contagiosas e niguém faz nada. Queremos que mudem os funcionários da Secretaria" - explicou um dos lideres da manifestação Fernando Katukina.

Os indigenas exigem a saida do atual gerente da SESAI, José Correia de Araújo, conhecido por Armando, e de mais dois servidores. Eles solicitam que o líder Yanawa, Biraci, seja nomeado como gerente do Distrito.

Enquanto as solicitações não forem atendidas, o indigenas garantem que não liberam os servidores. Eles ocupam todas as dependência e mantém a vigilância armados com arcos, flechas e lanças. O delegado Milton Neves, da Polícia Federal, conversou com as líderanças indígenas e exigiu que seja preservada a integridade física dos serdores que são mantidos como reféns.

www.vozdonorte.com.br - Mazinho Rogerio - mazinhorogerio@yahoo.com.br - Foto Neto Costa - neto.czs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário