sexta-feira, 1 de abril de 2011

Volume de água do Juruá baixa mas famílias permanecem em abrigo

Em dois dias o nível de água do rio Juruá já baixou mais de 20cm, mas ainda não permite o retorno dos moradores para as casas das áreas alagadas. Quase 30 famílias continuam alojadas em um abrigo público e recebem assistência da Prefeitura de Cruzeiro do Sul.

Nesta quinta-feira, 31, o nível de água do Juruá caiu para 13,10m e está próximo a ficar abaixo da cota de transbordamento que é de 13m. A vazante, de acordo com o Corpo de Bombeiros, é bastante considerável e pode, em breve, permitir que as 28 famílias que foram expulsas de casa possam retornar para suas moradias.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Major Moisés, disse que a expectativa é que a vazante seja mais intensa a partir de agora, pois percebe-se que o volume de água está baixando também nos municípios de Porto Walter e Thaumaturgo que ficam no alto Juruá.
Entretanto, o Major Moisés que também assume a função de coordenador da Defesa Civil, avalia que ainda não é possível levar as famílias de volta para casa, pois a situação ainda não permite. “Ainda é prudente deixar as famílias em local segura, pois o rio ainda acima da cota de transbordamento” – afirmou o comandante.

Enquanto isso, 91 pessoas continuam alojados no Ginásio de Esportes Alailton Negreiros e recebem assistência da Prefeitura. Além de alimentação, o município garante atenção a gestantes , assistência à saúde, e meios para que as crianças possam freqüentar a escolas, além de outros benefícios sociais para as pessoas que estão sob os cuidados da Defesa Civil.


www.vozdonorte.com.br - Mazinho Rogerio - mazinhorogerio@yahoo.com.br - Fotos Neto Costa - neto.czs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário