segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

As luzes da praça subiram aos céus

Uma notícia chamou minha atenção nesta segunda-feira (13). Um certo site de Rio Branco estampou a seguinte manchete "Vagner Sales ascende as luzes de natal em Cruzeiro do Sul". Confesso que fiquei curioso para saber a intenção de quem escreveu a matéria. Não por achar que a ornamentação da praça da cidade ficou desorganizada, mas sim pelo termo usado pelo escritor para dizer que as luzes foram acesas pelo prefeito.

Ao invés do verbo ascender, gramaticalmente correto, neste caso, não seria se usar o verbo acender? Pois, ascender significa elevar algo, subir ao trono ou à cátedra, atingir determinada importância, tudo que vem de ascensão. Já acender se impõe para as circunstâncias de atear chama a, abrasar, pôr fogo a, acionar a chave que regula o circuto de luz elétrica ou acender a luz como fez o prefeito na noite do último sábado na praça de Cruzeiro do Sul.

Entrentanto, não fiquei curioso apenas pelo erro de gramática do texto publicado pelo relevante site da capital. Mas, pela impressão que tive de que a matéria foi elaborada por um puxa-saco que na intenção de colocar o prefeito em ascensão, acabou fazendo o prefeito elevar as luzes ao trono ou aos céus como ascendeu Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário