quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O gozo das "Excelências"

Chegou o momento mais esperado pelos parlamentares. O período que eles devem aproveitar para visitar as bases, conversar com o povo e saber o que cada comunidade está precisando para que, no retorno às casas legislativas, possam defender os interesses de cada cidadão. Para isso, nossos "defensores" na Câmara Municipal terão dois meses do chamado recesso de final de ano. Mas, será que vamos recebê-los em reuniões em nossas comunidades?

Na teoria seria para isso o período de 60 dias que os vereadores deixam de se reunir em sessões ordinárias na Câmara Municipal e ficam de folga do trabalho de rotina. Para se informar da situação de cada rua, de cada bairro, das comunidades, percorrer o município e se inteirar dos assuntos que afligem os moroadores. Desta forma teriam subsídios para desenvolver o mandato voltado para os interesses da população como deveria ser de fato e de direito.

Entretanto, não é essa a realidade. As "Excelências" preferem descansar do árduo trabalho de dois dias por semana, de uma carga horária de 2 horas por dia, do que conversar com os eleitores, se reunir com as lideranças e verificar de perto os problemas enfrentados pelas famílias de nossa cidade. A maioria aproveita para o gozo de um período de férias duas vezes maior do que do trabalhador que ganha um mísero salário mínimo. Isso se não bastassem os 30 dias de recesso que os mesmos têm direito no meio do ano.

Mas, neste recesso espero ser contrariado. Vou ficar na torcida para que nossos vereadores apareçam, visitem as escolas, os hospitais, as periferias, conversem com os trabalhadores, se reúnam com os sindicatos, com os dirigentes das associações de moradores e de sociedades agrícolas, entre outros. Vejam que as drogas estão destruindo famílias, que no meio da maior bacia de água doce do mundo muitas pessoas sentem sede, que a malária não dá trégua, que no meio da selva não existe rede para muitos que esperam apenas por uma mão amiga para sentirem-se protegidos. Tenho certeza que assim voltarão mais preparados para atuar no parlamento.

Se você encontrar um vereador em atuação durante este período de recesso, deixe um comentário neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário